PUB

domingo, 8 de junho de 2014

Macarons de Banana

Este é um dos doces que mais curiosidade me suscitava. Nunca tinha comido, nunca tinha feito e nunca comprei. Contudo, babava-me a olhar para eles em alguns blogues e ficava sempre com a ideia que seria impossível de os fazer sem que a primeira vez (e segunda, e por aí fora) fosse um verdadeiro desastre mas estava por tudo, desde que desse para sentir o sabor, já ficava satisfeita. Vai daí que um belo dia aproveitei o facto de a minha sogra levar o meu bebé e assim ficar com disponibilidade sem ter que andar a ver o que o D. anda a tramar, podendo assim dedicar-me a 100% a este desafio que é fazer macarons
Como podem ver nas fotos, surpreendentemente saíram perfeitos. Os macarons são um doce temperamental. A massa não pode ser demasiado batida, não pode ter restos de amêndoa, correndo o risco de racharem e as temperaturas no forno contam muito. O meu forno é novo e ainda não lhe apanhei as manhas todas, pelo que ainda mais feliz fiquei por à primeira tentativa conseguir controlar a temperatura de forma a ficarem perfeitos. Fiquei super feliz e vou repetir sem duvida.

A receita que aqui apresento é da autoria da Sandra, do blogue Migalha Doce, aliás é um blogue que recomendo vivamente, tendo já testado outras receitas sempre com resultados surpreendentes. 
Copiei literalmente a receita na integra porque de facto não mudei rigorosamente nada e segui-a de principio a fi tal como lá está. 
Este receita para mim servirá de base para outras.
Se não gostar do creme de manteiga usado no recheio poderá usar outros recheios como o ganache de chocolate, o próximo a experimentar.





INGREDIENTES:
Para a bolacha:
  • 2 claras, a temperatura ambiente
  • 75g de açúcar granulado
  • Pitada de sal
  • 75g de amêndoa já moída ou miolo
  • 100g de açúcar em pó
  • ½ c. sobremesa de essência de baunilha
  • Corante alimentar: amarelo
  • raspas de chocolate (opcional)
  1. Pré-aquece o forno a 150ºC. Cobre um tabuleiro com papel vegetal ou uma base de silicone própria para o forno. Se não tiveres muita à vontade com o saco de pasteleiro, com a ajuda de um copo desenha pequenos círculos com cerca de 3cm a 5cm de diâmetro e com 5cm de distância entre eles sobre o papel. Podes também imprimir numa folha branca os círculos e depois só precisas de a colocar sobre o papel vegetal. Há quem use bases de silicone próprias para fazer Macarons, mas pessoalmente prefiro umas destas técnicas.
  2. Entretanto começa por bater as claras com uma pitada pequena de sal, assim que começar a aumentar de volume acrescenta o açúcar aos poucos até o merengue ficar brilhante e sem vestígios do açúcar. Para testar, esfrega um pouco do merengue sobre os dedos, se não sentires os grãos de açúcar significa que está pronto. Reserva
  3. É sempre mais fácil se compares já a amêndoa moída, mas se não encontrares, com a ajuda de uma trituradora moí as amêndoas até ficarem muito bem trituradas. De seguida junta-lhes o açúcar em pó e volta a triturar novamente.
  4. Polvilha metade desta mistura sobre o merengue e envolve em movimentos circulares de baixo para cima. Quando vires que está tudo unido, polvilha o resto da mistura de amêndoa e a essência de baunilha e volta a envolver tudo, sem mexer demasiado. Se ficarem alguns pedaços maiores de amêndoa no passador NÃO os vertas no final sobre a mistura, para evitar que a bolacha quebre.
  5. Acrescenta as gotas de corante. Mexe bem até a cor ficar uniforme.
  6. Verte a mistura para um saco de pasteleiro com uma ponta redonda – eu usei a número 2A da Wilton – e depois é só colocares um pouco sobre o papel vegetal.
  7. É normal que se formem pequenos picos, para que desaparecem é necessário bater o tabuleiro num pano sobre a mesa com algum cuidado. Isso vai também ajudar a libertar algumas bolhas de ar. Deixa a massa repousar cerca de 15 a 30min, para que se forme uma espécie de crosta.
  8. A 5min de colocares o tabuleiro no forno reduz a temperatura para 125ºC.
  9. Coloca o tabuleiro no forno e deixa que os macarons cresçam e se forme um pequeno pé sobre a bolacha, cerca de 15min.
  10. Podes usar um truque dos meus que é, passados 2min de estarem no forno abro um pouco a porta para entrar ar, isso faz com que formem mais depressa o pé da bolacha.
  11. Toda a vez que retirares o tabuleiro do forno volta a aumentar a temperatura para os 150ºC e sempre a 5min de introduzires o outro tabuleiro baixa a temperatura para os 125ºC.
  12. Antes de os removeres da folha de papel vegetal deixa que repousem uns 2min, para que arrefeçam um pouco e fiquem mais firmes. Isso também vai ajudar a que não fiquem agarrados ao papel. Para arrefecerem por completo transfere-os para uma base de arames.
  13. Quando estiverem completamente frios, com cuidado recheia-os com creme de manteiga de banana e decora com as raspas de chocolate. Devora-os de imediato ou então guarda-os num recipiente fechado a temperatura ambiente. São capazes de durar 1 semana se não apanharem ar.
Para o recheio de creme de manteiga de banana:
  • 100g de margarina, a temperatura ambiente
  • 150g de açúcar em pó
  • ¼ de uma banana
  • 1 c.sobremesa de essência de baunilha
  1. Bate a margarina com a banana até ficar um creme macio.
  2. Depois acrescenta o açúcar e a essência de baunilha e volta a envolver tudo até ficar um creme homogéneo.
  3. Verte sobre um saco de pasteleiro e recheia os macarons.
______________________

- tempo de preparação: 30 minutos
- dificuldade: Médio

- vegetariano: Não
- para crianças: Sim
- ingrediente principal: Banana



9 comentários:

  1. Anabela estão fantásticos!!! Nem parecem que foram os primeiros. As fotos estão muito apelativas, adorei ;) Nunca fiz e tal como tu tenho imensa curiosidade em experimentar. Um dia aventuro-me :D

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito perfeitinhos estes macarons! :)

    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Eu também nunca me aventurei nos macarrons porque de cada vez que vejo parece-me muito complicado e acho que nunca vou acertar à primeira... Mas agora com este incentivo, não sei não :-)

    As fotos estão muito bonitas, chamam mesmo atenção e prendem-me para ficar assim vários segundos a olhar p'ra elas :-) Quanto à receita, li rapidamente mas vou tornar a ler melhor e quem sabe um dia me aventuro nisto...

    Mas tenho tantas aventuras culinárias ainda que quero experimentar que se eu conseguisse fazer todas... Ui, ui!!!

    Beijinhos grandes e boa semana!

    P.s) Sobrou algum p'ra mim? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol eu tb tenho uma loooonga lista de espera :) Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  4. Belos macarons, parecem saborosos!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro macarons mas nunca me atrevi a experimentar!
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...